Claudia Dias

Coaching Ontológico, o que é e como funciona?

coaching ontológico

O coaching ontológico é uma abordagem transformadora que promove o crescimento pessoal, amplia a consciência e potencializa resultados.

O coaching ontológico é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a transformar indivíduos, líderes, equipes e organizações.

Quando usado corretamente, pode ajudar uma pessoa em seu processo de autodescoberta pessoal. É um processo que nos ajuda, a distinguir o que está sendo interpretado por nós.

Trata-se de um método de estudar o “modo de ser” de um indivíduo para criar uma “diferença” ou nova perspectiva na visão de mundo dessa pessoa. É uma das melhores formas de inspirar transformação, inovação, alegria e possibilidade nas pessoas.

Muitos de nós somos pessoas inteligentes e bem-sucedidas, mas todos temos pontos cegos, ambições que não ousamos assumir ou coisas que não acreditamos que podemos. Além disso, muitas vezes sofremos devido a nossas crenças sobre o mundo.

O coaching de ontológico é um tipo especial de coaching que incorpora a poderosa distinção da “ontologia da linguagem” (também conhecida como “ontologia do observador humano”) para auxiliar as pessoas a alcançar seus objetivos e criar uma maneira de aprender e ser.

Embora as pessoas saibam o que querem na vida, muitas vezes não sabem como chegar lá. Da mesma forma, nem sempre sabem como evitar o que não querem. Às vezes as pessoas nem sabem o que estão perdendo. Lidar com essa cegueira é o trabalho do coach ontológico. Eles apoiam os outros na resolução de suas deficiências em diferentes áreas da vida, relacionamentos, trabalho, família, carreira e muito mais.

De onde vem o coaching ontológico?

O coaching ontológico tem uma abordagem filosófica, que ensina ao cliente que o self é um pensamento ou ideia. Foi abordado por muitos filósofos e estudiosos do comportamento humano como, filósofos, psicólogos e escritores conhecidos por seu profundo conhecimento nesta área.

Dentre os grandes nomes que iniciaram o movimento do coaching ontológico cito, Martin Heidegger, J. L. Austin e John Searle, com o trabalho de vários chilenos — Humberto Maturana, Fernando Flores e Rafael Echeverria.

Sua interpretação é a chave para observar os seres humanos como observadores humanos. Observadores, que ao invés de apenas ver o que existe independente de si, mudam constantemente sua própria estrutura em uma dança com seu ambiente.

Caso queira se aprofundar mais no tema, sugiro pesquisar mais acerca desses grandes percursores do tema.

coaching ontológico

Qual é o papel de um coach ontológico?

O Coach Ontológico, traz como diferencial a visão holística de que o que pensamos, falamos e fazemos programam nossas ações. Aprimorando nossa relação com as diferentes realidades do nosso ser, podemos gerar mudanças Consistentes, autossustentáveis e autônomas em nossa individualidade.

O trabalho do coach é mudar o “modo de ser” do cliente. O modo de ser humano não é um estado fixo, mas um estado em constante mudança, e o papel do coach ontológico é se esforçar para projetar um modo de ser que o cliente pense ser o melhor para ele.

Um coach apoia as pessoas no desenvolvimento de capacidades e habilidades tanto pessoais quanto profissionais. Seu papel, não é dizer às pessoas como elas devem ser ou se comportar, mas ajudá-las a identificar e alcançar o que desejam.

O coaching ontológico não é um processo baseado em roteiros conhecidos pelo coach. Trata-se de capacitar as pessoas a serem melhores para si mesmas, para expandir suas possibilidades, melhorar sua capacidade de aprender, agir de forma mais eficaz e projetar melhor seu futuro. Há arte e aprendizado profundo na abordagem ontológica.

Várias premissas descrevem a existência de um coach ontológico, incluindo:

 Serviço

O coach deve ter uma perspectiva de que precisa ser útil para aqueles que treinam. O coaching ontológico não é sobre o ego do coach, mas sobre fornecer valor ao coachee.  Um bom profissional só é um bom coach se o SEU cliente afirma ser assim.

Respeito

É imprescindível que o Coach Ontológico trate o cliente de forma que não viole sua dignidade. Isso significa que um coach tem a permissão explícita do treinador para se envolver em conversas sobre o modo de ser do cliente e deve saber intuitivamente e respeitosa até onde essas conversas podem ir. Garantir a permissão contínua para que esta abordagem evolua.

Confiabilidade

A confiança é a pedra angular de todos os relacionamentos e um Coach deve trabalhar para alcançar e desenvolver a confiança com seu coachee.

Confidencialidade

Para efetivamente construir confiança na relação de coaching, a questão da confidencialidade deve ser sacrossanta. Todas as conversas com o coachee devem permanecer confidenciais, a menos que o coachee dê permissão para um assunto ser discutido com outros.

Conversação não diretiva

Um coach oferece aos seus clientes a perspectiva e oportunidade de desdobrar uma situação, mas eles não dão direção. Ele pode estimular seus coaches a considerar novas formas de observar, agir e ser, mas este deve ser sempre um convite que pode ser recusado pelo coachee.

Impor uma solução é assumir que o coach sabe o que é melhor para o seu cliente e, consequentemente, diminui o aprendizado durante o processo.

treinador ontológico

 A Competência do Coaching Ontológico

O coaching ontológico baseia-se na interpretação do ser humano em três domínios — linguagem, emoção e corpo. Um profissional habilidoso deve observar a si e aos outros nessas áreas e intervir para mudar a maneira consciente.

Os coaches ontológicos também entendem a dinâmica dos padrões de conversação dos seres humanos e precisam considerar esses padrões sutilmente em seu processo de coaching, encontrando brechas em padrões nos quais os sujeitos do coaching afirmam que não podem lidar efetivamente com falhas. Em todos os momentos, nossas ações refletem como nos sentimos.

A Dinâmica da Vida

Como existimos é dinâmica, mas com o tempo vemos padrões de existência a partir dos quais criamos histórias sobre nós mesmos e o mundo;

Se queremos criar algo diferente em nossa vida, precisamos desenvolver uma nova maneira de ser no futuro e, eventualmente, um novo modo de ser.

Porque construímos a partir da condição humana, a teoria e a orientação ontológica podem ser aplicadas a todos os aspectos da vida.

Como resultado dessa premissa, o coaching ontológico se concentra em dois aspectos principais.

  1. A capacidade de desenvolver interpretações eficazes da condição humana.
  2. Como nos relacionamos com os outros e a capacidade de conversar.

Um coach usa essas distinções para explorar como os clientes se comportam em suas vidas e apoiá-los na construção de estilos de vida mais eficazes que constroem ações mais eficazes.

Ser Humano

Nossa interpretação do modo humano de ser envolve quatro domínios mutuamente dependentes — nosso corpo físico, nossos humores, nossas emoções e nossa linguagem. Esses domínios são vistos como hierarquia de predisposição de tal forma que nosso ser físico predispõe nosso humor, que no que lhe concerne predispõe nossas respostas emocionais, predispondo nosso ser linguístico.

Um coach é um observador atento dos seres humanos nesses domínios e intervirá no que eles veem ser o domínio mais apropriado para iniciar uma mudança no ser. Eles então garantem haver mudança incorporada em todos os domínios para alcançar um novo padrão de ser.

Embora estes sejam alguns dos principais temas da nossa abordagem ao coaching ontológico, eles são apenas uma entrada.

O coaching ontológico proporciona uma maior riqueza para entender a condição humana e as relações que a maioria das outras abordagens. A abordagem ontológica não é simplesmente sobre coaching, ela fornece uma maneira muito diferente de entender sua experiência de vida. Os altos e baixos. Ele também fornece um meio de levar uma vida mais satisfatória!

E aí gostou de saber como funciona o coaching ontológico?  Espero que sim, caso queira se aprofundar no tema recomendo que conheça mais sobre o coaching ontológico mediante leitura ou cursos a respeito.

Livros sobre coaching ontológico

Por fim, caso queira conhecer mais a   respeito do coaching ontológico. Aqui em baixo deixo uma lista com 3  livros sobre coaching ontológico que li e que me ajudaram bastante a conhecer esta vertente do coaching e que tenho certeza poderão te ajudar nesta trajetória evolutiva.

  1. Coaching Ontológico. A Doutrina Fundamental. 
  2. Coaching Ontológico. A Teoria da Decisão.
  3. Ética & Coaching Ontológico

Quer desenvolver seu autoconhecimento e aprender mais sobre si?

Existem muitos artigos em nosso site a falar sobre o coaching as várias abordagens existentes. Convido você ler mais artigos e explorar os temas sobre coaching, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Todos esses recursos estão disponíveis sem nenhum custo.

Além disso, te convido a descubra seu potencial e alcançar a transformação pessoal através do coaching ontológico. Supere limites e conquiste o sucesso através do coaching ontológico.

Abraços e até a próxima!

Claudia Dias

Claudia Dias Coach, mentora, psicoterapeuta integrativa e metafísica, especialista em orientação pessoal e de Numerologia Cabalística, estudiosa da consciência humana, desenvolvendo atividades focadas no autoconhecimento para as pessoas desenvolverem o seu potencial, definindo e alcançando os seus objetivos — carreira, pessoal ou, na maioria das vezes, ambos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Outros Artigos

Como ter autoconfiança

O que é e como ter autoconfiança?

Autoconfiança é acreditar nas próprias ações, e na sua capacidade de fazer o seu melhor. É uma das características mais importantes na manutenção da nossa saúde mental e emocional.