contato@claudiacoach.com.br

Processo de Coaching, Como Funciona ?

Como Funciona o Processo de Coaching
Voltar

Processo de Coaching - O que acontece para uma pessoa que passa por um?

Artigo de Como Funciona o Processo de Coaching

Considerado uma das estrelas do desenvolvimento pessoal, o coaching tem ganhado adeptos e simpatizantes em todo o mundo como uma das melhores metodologias de desenvolvimento humano. O coaching tem conquistado cada vez mais o coração de pessoas que buscam transformar resultados em suas vidas.

Esta técnica tem sido rapidamente difundida, pois o mundo mudou, está mudando e mudará muito mais, a cada dia, tempo e ocasião. Por isso, as ferramentas de autodesenvolvimento estão também sendo transformadas; fato que já era de se esperar.

Ocorre, no entanto, que por ser uma ferramenta relativamente nova, o coaching ainda gera dúvidas e incertezas a quem o busca. Muito se fala sobre o assunto, mas nem sempre as informações fornecidas são esclarecedoras sobre como, de fato, o coaching funciona.

Primeiro, vamos compreender o que é coaching?

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que tem, como objetivo principal, permitir a quem a vivencia a conscientização sobre a necessidade de uma mudança no seu padrão de comportamento indesejado.

Um processo de Coaching não é uma metodologia milagrosa e nem uma fórmula mágica que fará com que os problemas de uma pessoa desapareçam. Porém, infelizmente, muitos profissionais da área prometem coisas, não raramente, que acabam por gerar uma expectativa extremamente elevada em seus participantes e, se não conduzidas adequadamente, podem gerar frustrações.

De forma clara e objetiva, o coaching é um método, uma metodologia, uma ferramenta que ajuda o indivíduo a ampliar sua percepção sobre sua vida e oferece, de forma clara, reflexões que permitem a análise de questões de maneira mais profunda e real.

O papel do Coach

O Coach (profissional de coaching) é o condutor; é aquele que tem, como principal objetivo, conduzir seu cliente em um processo de coaching, e estimular este a produzir uma reflexão profunda sobre o que vivencia, estimulando-o a alterar padrões de comportamentos indesejados.

Também é papel do coach, ser um observador diferente da situação que está sendo vivenciada pelo cliente. Com isso, espera-se que surja um olhar diferenciado para a questão; afinal, um olhar diferente gera possibilidades diferentes.

É previsto que, através destas observações, o indivíduo observe a questão de forma mais ampliada e, assim, tenha condições de fazer escolhas mais conscientes e a tomar decisões mais assertivas.

O trabalho do profissional de coach é ajudar na mudança de comportamentos que impedem a plena realização pessoal do cliente, levando-o a resultados surpreendentes em pouco tempo.

E como funciona o processo de coaching?

Através da metodologia coaching pessoal você será convidado a fazer uma avaliação de sua vida. De forma geral, irá falar a respeito de seus sonhos, de seus valores e de suas crenças, pois somente desta forma poderá conhecer-se realmente. A partir daí, serão definidas metas em um plano de ação traçado para alcançar esses objetivos.

Durante o processo de coaching é provável que o indivíduo se depare com comportamentos e hábitos indesejados. Nesse momento, o profissional apresentará ferramentas que irão auxiliar esta pessoa a modificar padrões repetitivos e estados emocionais limitantes, além de desenvolver habilidades e competências específicas e a superar conflitos e obstáculos para que continue em sua trajetória.

Artigo de Como Funciona o Processo de Coaching

O que irei trabalhar em um processo de coaching?

Esta área do coaching trabalha os padrões emocionais e comportamentais que impossibilitam o cliente de alcançar os seus objetivos. Um coach é treinado para saber fazer as perguntas corretas e, assim, conseguir identificar os problemas e ajudar a pessoa a reconhecer e a melhorar os seus pontos fracos. Para que isso aconteça, o coach deve estabelecer uma relação de confiança com o cliente.

Através deste processo, é possível ao indivíduo alterar tendências indesejadas, e abordar e resolver problemas emocionais. Assim, ele conseguirá alinhar sua vida, tornando-se mais feliz e realizado em todas as áreas de sua vida.

Portanto, coaching pessoal é um processo de desenvolvimento humano que nos permite atingir a evolução pessoal em várias áreas de nossas vidas. Contudo, não se engane, pois não se trata de uma fórmula milagrosa, mas, sim, de um processo consciente. Ele irá permitir alcançar metas e objetivos, mas somente se você tiver dedicação, empenho e comprometimento.

Se as informações acima fizeram sentido para você, e você entende que é IMPORTANTE desenvolver seu autoconhecimento, conheça nossos programas de coaching e treinamentos comportamentais. Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Claudia Dias

Topo
Artigo de Como Funciona o Processo de Coaching
contato@claudiacoach.com.br