contato@claudiacoach.com.br

Coaching Pessoal

Coaching Pessoal
Voltar

Coaching Pessoal, O que é?

Artigo de Como Funciona o Processo de Coaching

Coaching pessoal é a semente de coaching, que tem como foco ajudar um indivíduo em suas conquistas pessoais. O objetivo deste tipo de coaching é o desenvolvimento humano, com a pretensão de alcançar a transformação pessoal.

Esta técnica tem sido rapidamente difundida, pois o mundo mudou, está mudando e mudará muito mais, a cada dia, tempo e ocasião. Por isso, as ferramentas de autodesenvolvimento estão também sendo transformadas; fato que já era de se esperar.

Ocorre, no entanto, que por ser uma ferramenta relativamente nova, o coaching ainda gera dúvidas e incertezas a quem o busca. Muito se fala sobre o assunto, mas nem sempre as informações fornecidas são esclarecedoras sobre como, de fato, o coaching funciona.

Qual o Propósito do Coaching Pessoal

O propósito do coaching pessoal é estimular a mudança do padrão de comportamento indesejado do cliente.

O especialista em coaching pessoal irá ajudar o seu cliente a desenvolver um olhar mais crítico a respeito de si mesmo, de seus comportamentos e dos resultados que esses comportamentos produzem em sua vida.

O coach que atua com este nicho do coaching é um profissional preparado para conduzir seu cliente em uma trajetória evolutiva pessoal.

Como o Coaching Pessoal é Realizado?

O coaching pessoal acontece através de diálogos que que produzem reflexões, que estimulam a mudança de comportamento, e ainda ajuda o cliente a traçar uma rota entre o ponto que se encontra o estado desejado.

Personal Coach Quem É ?

Personal Coach (profissional de coaching) é um especialista em auxiliar pessoas a alcançarem melhores resultados tanto na vida pessoal quanto profissional.

O profissional desta área contribui de forma efetiva para a performance de um indivíduo, pois apoia seu cliente a avançar em sua trajetória evolutiva de forma que ele se conheça melhor, compreenda o seu ‘sistema de funcionamento interno’ e descubra, assim, como potencializar suas forças e neutralizar suas fraquezas.

Um Personal Coach contribui para que as pessoas possam dar um sentido às suas vidas, estimulando-as a repensarem seus comportamentos e a definirem novas estratégias que as levem ao resultado pretendido em suas vidas. O seu foco é ajudar o cliente a se conhecer melhor para que assim possa desenvolver todo seu potencial. Ele estimula o cliente a compreender quais pontos negativos podem estar influenciando o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O Personal Coach está preparado para conduzir seu cliente em sua trajetória evolutiva, contribuindo para que ele possa identificar e viver intensamente seus pontos fortes e a entender quais são suas fraquezas para que possa neutralizá-las. A intenção é que concentre sua energia e foco naquilo que, de fato, fará com que ele alcance resultados positivos e transformadores em sua vida.

Ele é um especialista que domina o processo de coaching pessoal e permite ao cliente analisar suas escolhas de forma estruturada e construir um ponto de vista positivo sobre cada situação. Assim, o indivíduo poderá tomar decisões mais assertivas de forma consciente, considerando novas perspectivas e o estabelecimento de novas metas e objetivos para que possa alcançar uma vida plena, feliz e realizada.

Vida pessoal

Na vida pessoal, o coaching pessoal irá ajudar seu participante a desenvolver uma nova forma de atuar em sua vida e a ressignificar padrões de comportamentos nocivos. Ele irá proporcionar:

  • Melhoria nos relacionamentos
  • Melhora na autoestima
  • Melhoria na qualidade de vida
  • Melhoria em sua comunicação

Vida Profissional

Na vida profissional, podemos dizer que o coaching pessoal é uma metodologia extremamente útil para os dias atuais, considerando o contexto em que vivemos no mundo corporativo, com alta competitividade, conflito de gerações, conflitos relacionais, e tantas outras questões pessoais que acabam gerando desafios no ambiente de trabalho.

Imagine, por exemplo, o quanto é nocivo um líder que atua em uma posição estratégica da empresa que não tem domínio de sua comunicação, que age de forma arrogante, prepotente, ou, até mesmo, um profissional que tem uma baixa autoestima e não consegue tomar decisões por si mesmo.

Neste caso, o coaching pessoal é extremamente indicado. Ele ajudará esse tipo de profissional a repensar seus comportamentos, suas atitudes e, com isso, o ajudará a modificar estes padrões.

O coaching pessoal no ambiente corporativo ajuda seus participantes a:

  • Melhorarem seus relacionamentos
  • Melhorarem sua comunicação
  • Criarem um ambiente mais amistoso

Importante acrescentar que o coaching pessoal no ambiente corporativo contribui, também, para que outros projetos de melhoria e evolução aconteçam, já que estimula seu participante a assumir e desenvolver seu protagonismo pessoal e profissional.

Importante acrescentar que o coaching pessoal no ambiente corporativo contribui, também, para que outros projetos de melhoria e evolução aconteçam, já que estimula seu participante a assumir e desenvolver seu protagonismo pessoal e profissional.

Se as informações acima fizeram sentido para você, e você entende que é IMPORTANTE desenvolver seu autoconhecimento, conheça nossos programas de coaching e treinamentos comportamentais. Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Claudia Dias

Topo
contato@claudiacoach.com.br