Claudia Dias

O que são valores pessoais?

Valores pessoais

Os valores pessoais são os princípios fundamentais que guiam nossas escolhas e comportamentos na vida. Eles representam o que é mais importante para nós e refletem nossas crenças, convicções e propósitos. Cada pessoa tem seus próprios valores pessoais, moldados por experiências, educação, cultura e influências sociais.

Compreender nossos valores pessoais é fundamental para viver uma vida autônoma e significativa: eles orientam nossas decisões, nossas relações interpessoais e nossas metas pessoais e profissionais. Quando experimentamos com nossos valores, sentimos uma sensação de propósito e realização que nos ajuda a enfrentar os desafios da vida com mais confiança e resiliência.

Neste post, vamos explorar a importância dos valores pessoais, como atendê-los e como utilizá-los para criar uma vida mais significativa e satisfatória.

O que são valores pessoais?

Valores pessoais, são definidos como normas, princípios orientadores, padrões socialmente aceitos. Eles são incutidos em nós desde a infância, são o resultado de circunstâncias sociais, são sancionados pelo comportamento humano, sendo considerados moralmente apropriados.

Durante toda a nossa vida, estamos acostumados a aceitá-los sem questionar. Os valores nos orientam a buscar o que nos traz alegria e segurança, considerados as características marcantes que exibimos quando precisamos decidir algo, ou seja, quando fazemos uma escolha.

Nossos valores influenciam nossas atitudes e comportamentos, e temos sido apoiados por eles mesmo sem saber. Muitos dos desafios que enfrentamos na vida estão intimamente relacionados a valores conflitantes e, quando isso acontece, surgem dor e sofrimento.

Os valores pessoais fazem parte do código moral que orienta nossas ações e define quem somos. Eles são o que consideramos importantes, as coisas que importam para o nosso bem-estar e felicidade.

Desse modo, a maneira mais simples de descrever quais são os valores pessoais é pensar como sua personalidade e comportamentos. Seus valores se entrelaçam em sua personalidade e imagem pessoal, se tornam parte de você.

Algumas delas são mais uma regra de conduta universal — pense nas linhas da religião e da moral que ela nos ensina. Então, existem alguns valores que cada um de nós decide adotar, dependendo do que mais prezamos em nossas vidas e do que queremos alcançar e nos tornar.

Definir os valores que nos regem e aprender a lidar com eles é importante porque esse entendimento nos permite ter uma visão mais ampla da vida e dos resultados que estamos alcançando.

Em quais situações seus valores são importantes?

Raramente pensamos explicitamente sobre nossos padrões morais e como eles influenciam nosso caráter e nossa vida.

Os valores pessoais, influenciam todas as áreas de nossas vidas como saúde, área financeira, profissional, relacionamentos, espiritualidade, família, enfim os valores são nossos direcionadores internos.

Nossos verdadeiros valores não podem e não devem ser suprimidos, ignorados e negligenciados, pois quando isso ocorre, entramos em um verdadeiro conflito. Inclusive, todas às vezes que existe um conflito instalado, é porque os valores não estão sendo atendidos, ou estão ameaçados.

Além disso, todo mundo tem seu próprio conjunto de valores e deve saber quais são para poderem tomar as melhores decisões por si mesmos.

Sendo assim, atender nossos valores pessoais, torna a vida gratificante e nos dá uma melhor sensação de autoconsciência.

Os valores pessoais, são individuais   e o que importa para você pode não estar alinhado com seus amigos e colegas de trabalho. Dito isto, é provável que compartilhemos nossos valores pessoais com as pessoas mais próximas a nós.

Quando você conhece seus valores, sua carreira, relacionamentos e hobbies refletem o que é mais importante para você. Isso pode te ajudar a viver uma vida mais plena, feliz e realizada.

Sendo assim, se alinhar com seus valores, pode ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar sua saúde mental.

valores humanos

Como os valores pessoais influenciam a carreira?

Quando sua vida profissional permite que você viva seus valores fundamentais, você terá uma maior sensação de realização e pertencimento. Ter uma carreira que reflita seus valores o tornará mais apaixonado pelo seu trabalho.

Sendo assim, entender o significado dos valores pessoais pode ter um impacto profundo em sua carreira. Além disso, nossos valores influenciam nosso desenvolvimento pessoal.

Nossos valores pessoais e moldam naturalmente o tipo de profissional ou líder que somos. Suponha que um de seus valores seja a lealdade. Isso afeta sua confiabilidade no trabalho e faz de você um profissional confiável.

Outro exemplo, é que um dos seus valores seja comprometimento, o que ajudará a avançar em sua carreira — por exemplo, seu gerente pode recomendá-lo para uma promoção.

Ou você pode valorizar sua qualidade de vida e seu bem-estar mais do que qualquer outra coisa. Isso pode levá-lo a se concentrar em garantir que você não se esgote no trabalho.  Isso por si só é uma característica que sua equipe reconhecerá e apreciará, pois o torna mais confiável a longo prazo.

o que são valoresPor que os valores pessoais são importantes?

É importante entender o significado dos valores pessoais porque eles podem mudar a maneira como vivemos e observamos o mundo. Nossos valores pessoais nos ajudam a ser autênticos e ter um maior senso de propósito. Eles dirigem nossa personalidade, definição de metas e a maneira como nos comportamos em nossas vidas.

Nossos valores também nos dão uma melhor compreensão de quem somos. Eles nos guiarão no estabelecimento de metas para trabalhar em direção aos nossos sonhos, não contra eles. Quando você toma decisões com base em valores pessoais, você se sente como o seu eu mais verdadeiro.

Quais as vantagens de conhecer seus valores pessoais?

Conhecer seus valores pessoais o ajudará a expressar melhor o que você precisa para as pessoas em sua vida. Isso é importante porque reprimir nossas emoções pode ter efeitos prejudiciais.

Além disso, conhecer o significado dos valores pessoais pode te fazer se conectar com pessoas que tenha valores semelhantes aos seus. E isso pode tornar seus relacionamentos mais significativos e solidários.

Do mesmo modo, aumentará seu autoconhecimento. O autoconhecimento é e sempre será necessário para o seu crescimento. Como resultado, você pode achar difícil tomar decisões, avançar em sua carreira ou viver uma vida significativa.

Nesse sentido, os valores pessoais nos mantêm em contato com nossos objetivos, interesses e limites. Você pode não ter uma lista escrita de valores pessoais. No entanto, ao longo dos anos, você pode ter feito escolhas para priorizar, as coisas que considera importantes para sua vida.

Em outras palavras, sem valores pessoais, não saberemos o que queremos alcançar ou o que conseguimos alcançar. Eles podem nos mostrar o que queremos alcançar profissional e pessoalmente na vida.

Assim, conhecer o significado dos valores pessoais pode mudar sua vida. No entanto, defini-los para si mesmo exige um pouco de intenção e esforço. Sem ter seus valores claros, você pode enfrentar desafios, por não saber lutar com a autodescoberta — o processo de encontrar seu verdadeiro eu.

Por fim

Os valores vêm em todas as formas, tamanhos e níveis de importância. Encontrar nossos valores exige um esforço sustentado. Eles nem sempre são tão diretos quanto pensamos. Mas eles estão sempre conosco, orientando nossas decisões e influenciando nossas ações.

Agora que você conhece o significado dos valores pessoais, pode dar os primeiros passos para identificar os seus.

Comprometer-se a descobrir o que valorizamos na vida sempre valerá a pena. Teremos um maior senso de propósito, uma melhor compreensão de nós mesmos e poderemos tomar decisões que nos ajudem a alcançar o que queremos na vida.

Se você precisar de suporte extra enquanto tenta viver seus valores pessoais, uma coach   pode ajudar. Por um processo de coaching e as ferramentas certas, você pode descobrir seus valores e se tornar a melhor versão de si mesmo.

Um grande abraço,

Até a próxima

Claudia Dias -Coach

Claudia Dias Coach, mentora, psicoterapeuta integrativa e metafísica, especialista em orientação pessoal e de Numerologia Cabalística, estudiosa da consciência humana, desenvolvendo atividades focadas no autoconhecimento para as pessoas desenvolverem o seu potencial, definindo e alcançando os seus objetivos — carreira, pessoal ou, na maioria das vezes, ambos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Outros Artigos

Como ter autoconfiança

O que é e como ter autoconfiança?

Autoconfiança é acreditar nas próprias ações, e na sua capacidade de fazer o seu melhor. É uma das características mais importantes na manutenção da nossa saúde mental e emocional.