Você pode não saber exatamente o significado de resiliência, mas certamente já ouviu falar nesse termo, certo?
Ao buscar no dicionário Michaelis, você irá descobrir resiliência o’que significa de muitas maneiras, como, por exemplo:
— Elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original.
— Capacidade de rápida adaptação ou recuperação.
Afinal, o que elasticidade tem a ver com capacidade de adaptação ou recuperação? O que é resiliência? É possível estar sempre resiliente? Quais são as características de uma pessoa resiliente?
O termo tem origem nas áreas da física e da engenharia. O britânico Thomas Young (1773 – 1829) chamou “resiliência” a capacidade de um material de resistir a determinada carga de impacto.
Para ficar mais fácil de compreender, pense num elástico. Você pode esticá-lo, mas depois, quando soltá-lo, ele voltará ao estado normal, certo? Na física, a resiliência significado trata dessa capacidade que certos materiais têm de voltar ao estado inicial após terem sido submetidos a uma tensão inicial.
Com o passar dos anos, esse termo deixou de ser utilizado apenas na física e engenharia e fez parte do campo das ciências humanas.
O que é resiliência humana?
Quando tratamos da resiliência humana, falamos sobre a capacidade de superar dificuldades, não de voltar ao estado inicial.
Ou seja, não é que uma pessoa, por exemplo, alguém que tenha passado por uma falência, passará por essa experiência de ir à falência e depois disso sua vida voltará a ser como era antes de falir — um elástico pode passar por um processo de tensão e voltar ao normal, mas, quando falamos de humanos, a situação é diferente.
Após passar por tudo isso, será que a pessoa volta a ser o que era antes? Não.
Ao agir com resiliência, é provável que a pessoa saia dessa situação muito mais fortalecida.
A resiliência humana está relacionada a capacidade para enfrentar e superar situações adversas — independente de quão desafiadoras tenha sido.
A aprender que, o que significa resiliência é, superar experiencias desafiadoras, como perdas, e outras circunstâncias e continuar no caminho.
Além da superação, existe também o aprendizado no processo e até mesmo a ressignificação e transformação.
Depois desse exemplo, deu para perceber que aplicar à realidade humana um conceito que surgiu na física não é assim tão fácil, certo?
É que quando se trata de humanos, há muitas variáveis — tanto é que uma médica pediatra dos Estados Unidos, num estudo sobre resiliência na adolescência, afirma ser mais fácil dizer o que não é resiliência do que o que é de fato.
Mais um detalhe: superar não significa esquecer. No futuro, a pessoa vai se recordar da situação, mas, como já se trata de algo que foi superado, ela não irá reviver todo aquele sofrimento como se fosse algo que tivesse acabado de ocorrer.
Quando se fala em resiliência humana, portanto, a chave está na superação, na capacidade de encarar as adversidades e seguir.
Pesquisas indicaram que…
Os pesquisadores Nina Taboada, Eduardo Legal e Nivaldo Machado fizeram uma investigação para descobrir quais as principais definições desse termo.
Segundo o estudo, há várias vertentes sobre o Tema. Temos desde pesquisadores que compartilham a visão da resiliência ser considerada um traço de personalidade, quanto uma capacidade que acompanha o indivíduo ao longo de sua vida, até aqueles que a consideram como uma habilidade que pode ser adquirida — ou seja, a pessoa pode não a ter, mas terá.
Ainda conforme os pesquisadores citados acima, apesar da falta de consenso, a maioria dos estudiosos, vê a resiliência como uma habilidade que se manifesta em determinados momentos, não como uma atitude permanente, como sendo parte da personalidade.
Ou seja, para começo de conversa, não se trata de ser resiliente, mas de estar resiliente. O fato com determinados fatos de maneira resiliente. Não significa que agirá do mesmo modo nas demais situações de adversidade.
As pesquisadoras, Maria de Fátima Pinheiro da Silva Junqueira e Suely Ferreira Deslandes, em um estudo sobre resiliência na área da saúde, afirmam que “não podemos falar de indivíduos resilientes, mas de uma capacidade do sujeito de, em determinados momentos e conforme as circunstâncias, lidar com a adversidade, não lhe sucumbindo.
Assim, o aspecto de ‘superação’ de eventos potencialmente estressores, apontado em algumas definições da palavra, deve também ser relativizado em função do indivíduo e do contexto”.
Em outras palavras, se uma pessoa irá enfrentar determinada situação com resiliência ou não, isso dependerá da própria pessoa e do contexto ao qual ela está inserida.
O que é resiliência emocional?
Resiliência emocional é a capacidade de um indivíduo lidar com as próprias emoções, frente a situações desafiadoras. Lidar com equilíbrio e inteligência emocional com aquilo que está fora do seu controle.
Gerir suas reações emocionais, como, medo, raiva, insegurança e ansiedade, sem apresentar mudanças bruscas é característica desta capacidade. Quando as pessoas desenvolvem a resiliência emocional, são mais confiantes para lidar com os desafios.
Essa capacidade gera confiança, ficamos menos propensos nos desestabilizarmos frente as situações que não controlamos. Possibilita dar menos importância a opiniões, julgamentos, críticas alheias.
Quem tem essa competência, tem mais autoconfiança, lida melhor com a pressão, tolerância ao estresse e frustração.
Resiliência o que e, é uma capacidade é importante para atravessar momentos de adversidade e atingir objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável.
Há algumas características do comportamento resiliente, comportamentos que representam o que significa resiliência emocional, na prática.
Portanto, se eles ainda não fazem parte de sua vida, a boa notícia é que você pode trabalhar para adquiri-las.
A dificuldade em agir com resiliência muitas vezes está ligada a um padrão de comportamento que a pessoa adquire com o passar dos anos.
Por mais que a pessoa tente, ela muitas vezes tem dificuldade em colocar em prática algumas características da resiliência, como, por exemplo, a capacidade de tomar iniciativa, o otimismo e a habilidade de tomar decisões.
Entender o que é resiliência, começar a colocar as características acima em prática, é um bom caminho. Fazer isso sozinho, no entanto, pode tornar o processo mais difícil.
Por isso é importante se cercar de pessoas que possam ser um exemplo para você. Como coach, ajudo pessoas a compreenderem melhor a si mesmas e a redefinir seus objetivos conforme seus valores e propósito de vida.
O Código da Resiliência !
O código da Resiliência, um livro que nos direciona a compreender resiliência o que e em várias dimensões e irá te ajudar a compreender a importância de tornar-se uma pessoa resiliente. Uma série conhecimentos que mudarão seus paradigmas sobre autoconfiança.
São ensinamentos que, quando praticados, te ajudarão a criar uma mentalidade direcionada ao protagonismo pessoal.“Seja o protagonista da sua história e, reescreva a rota que te levará para outro patamar”
Além disso, caso queira outros livros para compreender qual o significado de resiliencia, conheça outros livros que falam sobre o tema, clicando nos links abaixo.
- O poder da resiliência: Princípios da neurociência para desenvolver uma fonte de calma, força e felicidade em sua vida
- Como blindar a sua mente e conquistar a tranquilidade para resolver qualquer adversidade
- O que aconteceu com você?: Uma visão sobre trauma, resiliência e cura
- Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional
- Resiliência: Teoria, Avaliação e Prática em Psicologia