Claudia Dias

O que é Coaching e quais são seus benefícios?

o que é coaching - coach o que é

Neste artigo, discutiremos o que é coaching, qual é o seu propósito e como ele funciona?

Muitos dizem ser uma das melhores metodologias de desenvolvimento pessoal da atualidade. Para quem desenvolverá novas habilidades e competências, seja para aprimorar seu desempenho pessoal ou profissional, essa técnica tem avançado.

No entanto, na verdade, é considerada uma disciplina relativamente nova. Comparado a outras formas de desenvolvimento pessoal, esse tema ainda parece controverso e gera incerteza para quem deseja se beneficiar do processo.

O que é coaching?

O coaching é uma abordagem que conquistou a preferência de milhões de pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional. É um processo que ajuda as pessoas a esclarecer seus valores, propósito na vida e como querem viver.

Dessa forma, é uma categoria de treinamento que ajuda as pessoas a desenvolverem clareza sobre seus valores, propósito na vida e como querem viver. Uma maneira de treinar outras pessoas que ajuda os indivíduos a tomar melhores decisões, dando-lhes feedback objetivo sobre seu comportamento.

Trata-se de um processo realizado por um coach profissional, que orienta seus clientes por técnicas, ferramentas e métodos voltados ao desenvolvimento de pessoas. Este profissional ajuda as pessoas a entender o significado da vida e a encontrar satisfação em alcançar seus objetivos.

Assim, o coaching é um processo estruturado que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos. Pode ajudar uma pessoa a transcender suas barreiras mentais e ir além do que pensava ser possível. É um processo de aumentar a sua consciência e melhorar o seu desempenho.

A essência do coaching é ajudar a mudar hábitos e comportamentos indesejados. Priorizar o desenvolvimento de um senso de responsabilidade em que cada indivíduo se torne protagonista de seu processo evolutivo.

Segundo Sulivan França, coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento, seja, com foco pessoal ou profissional.

É importante ressaltar que, trata-se de uma abordagem que pode ser utilizada em diferentes situações e contextos. Para alguns, isso pode parecer um exagero, colocando sua validade em questão.

Desta forma, é necessário compreender coach o que é, pois, somente assim pode-se reduzir a possibilidade de má interpretação do seu significado.

o que é coaching

Coaching o que é e como o processo acontece?

Também considerado um treinamento,  coaching é um processo que possui uma essência colaborativa e participativa. Seu objetivo é permitir que os humanos usem suas habilidades ao máximo.

Costumo dizer que coaching não, é algo que acontece com o cliente, sim, através dele. Não se trata de ensinar, não se trata de respostas prontas, trata-se de saber fazer perguntas que estimulem seus clientes a encontrá-las.

Desse modo, é uma atividade realizada com alguém, não para alguém. A responsabilidade de fazer esse processo funcionar é compartilhada pelo coach e pelo coachee. Ambas as partes precisam mostrar abertura e confiança, o que é crucial para seu vínculo.

É um processo reflexivo e orientado para resultados que permite novos rumos, uma nova forma de ser, agir e pensar. Simultaneamente, proporciona aprendizado por meio do autoconhecimento.

O coaching ajuda uma pessoa a ir além de suas barreiras mentais e daquilo que pensava possível. Além disso, pode ser aplicado em uma variedade de cenários, através dos quais problemas pessoais ou profissionais podem ser resolvidos.

Isso acontece por parcerias, onde profissionais e clientes trabalham juntos para encontrar estratégias para atingir seus objetivos.

Para que serve o coaching?

Muitas pessoas são céticas sobre o que é um coach, mas não fazem ideia de qual é a sua aplicabilidade e função.

Coaching é um processo de autoconhecimento, uma oportunidade de fazer algo diferente em sua vida, e sua essência é se redescobrir pessoalmente. Simultaneamente, é uma jornada evolutiva que permite que uma pessoa mude seus resultados de maneira prática. Ele fornece os fatores fundamentais para sua evolução como pessoa, como pessoa e como profissional.

Por meio do coaching, os indivíduos terão a possibilidade de expandir seus horizontes sobre si mesmos.

É um processo estruturado que permite que você entenda seu estado atual e defina seu estado desejado. Além disso, permite que você aprenda sobre seus valores, crenças, pontos fortes, pontos fracos e fortes, traços comportamentais e outros conhecimentos sobre si mesmo.

Esse conhecimento permite que uma pessoa expanda suas responsabilidades, permitindo-lhe assumir conscientemente um papel de liderança na vida.

o que é coaching- coach o que é

Principais áreas de atuação do coaching

O processo de coaching é projetado para resolver problemas em diferentes áreas e contextos.

Desse modo, ajuda nas áreas comportamentais, desenvolvimento de liderança, dificuldade em atingir metas, falta de comunicação, mudança de emprego, promoções, abertura de novas empresas, superação de desafios de carreira e muito mais.

Entre outros objetivos extremamente importantes, visam aprimorar as competências profissionais necessárias no mundo corporativo e influenciar os resultados.

Um coach, permitindo que seu coachee reflita, pense fora da caixa, tome decisões e realize autoavaliações. Ajuda a ver o comportamento indesejado, estabelecer metas e diretrizes e encontrar seu propósito pessoal.

Isso ajuda seu cliente a ver o que ele não pode ver, pensar o que ele não pode pensar, o impulsiona e motiva a encontrar o seu melhor eu e permite que ele desenvolva seu próprio impulso pessoal naturalmente.

Portanto, o coach, um agente de mudança pessoal e profissional cujo sucesso está em ajudar seus clientes a ter sucesso!

coach o que é - coaching o que éCoach o que é, como se tornar um coach?

Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, coach, portanto, é o profissional que conduz o processo.

Um coach ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos, fornecendo orientação e apoio.

Para se tornar um coach, o profissional deve ser qualificado e possuir amplo conhecimento na área em que irá atuar. Pois, será ele que conduzirá seu cliente durante sua jornada evolutiva.

Além disso, devem possuir competência e capacidade de gestão de pessoas, além de serem profissionais, estudiosos, atualizados e habilidosos na área de atuação.

Portanto, ninguém se torna um coach com algumas aulas de fim de semana. Para ser um bom profissional, é preciso investir tempo, estudar e focar no entendimento do comportamento humano, processos evolutivos e outras questões que envolvem processos estruturados e eficientes.

Tipos de abordagens.

Atualmente, temos várias abordagens diferentes para esse método, diferenciados por suas escolas de formação, fontes de referência e métodos de desenvolvimento.

Alguns treinamentos são mais focados em resultados, metas, objetivos, considerados o objetivo final e, às vezes, são realmente mais focados no processo do que nas pessoas.

Algumas abordagens, como a ontologia e o coaching comportamental, tem um olhar mais sistêmico e humanístico, são voltados ao ser humano, nessa abordagem, o que prevalece é o processo evolutivo do ser.

Esta é a minha abordagem, a abordagem com o indivíduo é o foco central e seus objetivos precisam estar extremamente alinhados com sua essência, seu propósito de vida, seus valore, tendo como alvo os humanos, onde prevalece o processo evolutivo do indivíduo como ser.

Espero que o artigo tenha sido útil e esclarecedor. Caso goste de conteúdos como este, leia mais temas relacionados no meu “blog”. Além disso, conheça meu canal de coach no YouTube

Um abraço e até a próxima!

Claudia Dias 

Claudia Dias Coach, mentora, psicoterapeuta integrativa e metafísica, especialista em orientação pessoal e de Numerologia Cabalística, estudiosa da consciência humana, desenvolvendo atividades focadas no autoconhecimento para as pessoas desenvolverem o seu potencial, definindo e alcançando os seus objetivos — carreira, pessoal ou, na maioria das vezes, ambos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Outros Artigos

Como ter autoconfiança

O que é e como ter autoconfiança?

Autoconfiança é acreditar nas próprias ações, e na sua capacidade de fazer o seu melhor. É uma das características mais importantes na manutenção da nossa saúde mental e emocional.