Já parou para pensar, que somos movidos por nossos sonhos e desejos? Que nossa capacidade de sonhar e realizar está intimamente ligada à nossa visão de mundo e a maneira que enxergamos a vida?
E que a maneira, como enxergamos as coisas ao nosso redor e lidamos com a vida, é norteada por nossas verdades pessoais, ou seja, as crenças que possuímos?
Já considerou, que assim como nossas crenças, somos norteados por valores? Valores esses que independentemente de termos ou não consciência, estão em pleno funcionamento em nós, de acordo com uma hierarquia estipulada inconscientemente e que guiam nossas escolhas.
Portanto, tanto nossas crenças, quanto nossos valores são os filtros que utilizamos para tomar uma decisão.
No entanto, por não entendermos nosso funcionamento, muitas vezes, travamos uma briga interna terrível entre o querer e o poder.
Isso porque, quando nossa visão é limitada e diminutiva, não enxergamos as coisas como realmente são, e sim como as interpretamos. Não reagíamos aos fatos, reagimos como os percebemos.
Deste modo, acabamos por enxergar só uma parte da questão. Ou seja, nossas reações, atitudes e comportamentos, são baseadas em uma visão que às vezes é equivocada, entende?
O que é visão de mundo?
A expressão “visão de mundo” se refere à como enxergamos as coisas ao nosso redor, trata-se da perspectiva pela qual observamos e interpretamos o mundo à nossa volta. É como se fosse uma lente que usamos para enxergar a realidade e nos relacionarmos com ela, subjetivamente e única para cada indivíduo. Essa visão molda a maneira como lutamos e lidamos com diversas questões da vida.
Foi Martin Heidegger, filosofo alemão, que se aprofundou no estudo desta “visão de mundo” a qual todos estamos vinculados e vinculam nossas ideias, convicções e atitudes.
O entendimento é que a visão de mundo é formada por vários fatores, como histórias, cultura, contexto, modo e meio de convivência, experiência, dentre outros fatores.
A questão a entender e que esta visão atua no nosso piloto automático, no modo inconsciente, um fator crucial e desempenha um papel fundamental em nossa maneira de se comportar.
Portanto, a visão de mundo diz respeito aos pensamentos que temos sobre a vida, o mundo, as pessoas e tudo que gira ao nosso redor.
Sendo a visão de mundo a maneira como enxergamos, entendemos e nos relacionamos com o mundo. Precisamos ter clareza sobre qual é a visão que temos se ela mais nos beneficia ou atrapalha. Isso representa termos uma visão holística, compreender a vida em outro patamar.
Embora seja meio obvio, é possível que alguns resultados que não nos agradam, que nos limitam, estejam fortemente ligados a esta visão.
O que nos diz que até mesmo para mudarmos os resultados que temos hoje em nossa vida, precisamos repensar e quem sabe mudar esta visão, correto?
Por que precisamos ter uma Visão Holística do mundo?
Ter uma visão holística do mundo, te trará o entendimento de que fazemos parte de um todo maior, somos partes integrantes inter-relacionadas de um universo. Permitir-nos-á observar o mundo e a vida, com mais clareza mental.
O filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella, diz que o universo possui 7 bilhões de Galáxias, a via láctea é uma delas, que possui o Sistema Solar, com o planeta Terra, que se estimam que haja 8,7 milhões de espécies no planeta, variando 1,3 milhão para mais ou para menos. E uma dessas espécies é o ser-humano que já ultrapassa 7 bilhões de habitantes.
Embora sejamos bilhões como espécie, somos únicos como indivíduos!
Portanto, cabe a cada um de nós saber que temos uma responsabilidade aqui. Sendo obviamente necessário ter uma visão sistêmica, ou seja, enxergar e perceber o todo que estamos envolvidos.
O que significa isso? Significa, em primeiro plano, que temos que expandir nossa visão de mundo. Ou seja, elevar a compreensão de que somos seres sistêmicos, ou seja, fazemos parte de um todo.
Portanto, é imprescindível, compreender que a sua maneira de enxergar a vida, ou seja, a sua visão de mundo, é fundamental para você poder alinhar os seus sonhos, objetivos e metas.
Sabe por quê? Porque você é o criador de sua realidade!
Sendo assim, sua vida é criada a partir de suas perspectivas e as suas perspectivas são criadas a partir da maneira como você enxerga sua vida. Saiba que a visão que você tem sobre a vida direciona a sua forma de agir.
Onde nossa visão de mundo influência?
Tudo, absolutamente tudo, depende da visão que temos do mundo, das pessoas, dos problemas em geral e da vida. Nossa visão também está ligada a forma que enxergamos a vida.
O problema é que, infelizmente, muitos de nós fomos condicionados desde o nascimento a observar o mundo sob uma perspectiva negativa. Dessa forma, entender esta visão de mundo e o quanto ela influencia nossas decisões na vida é um ato de sabedoria.
Muitos resultados negativos em nossas vidas podem estar relacionados a essa visão negativa ou limitada.
Por isso, pense na seguinte possibilidade: para você mudar os resultados negativos é preciso ter uma visão holística do mundo.
E isso eu lhes garanto que vai muito além de pensamentos motivacionais, de autoajuda ou frases de efeito pronto.
Portanto, a diferença que fará a diferença é ampliarmos nossa consciência de que para mudar meus resultados tenho que mudar primeiro os comportamentos que os criaram.
Ao se permitir mudar a maneira de enxergar a vida, para uma visão mais sistêmica, você poderá ampliar suas possibilidades e ver além que é visto momentaneamente e analisar por outro ângulo, considerar novas possibilidades, novas perspectivas, e com isso agir diferenciadamente diante de um fato.
Para alterarmos os resultados de nossas vidas temos que modificar os pensamentos que os produziram. Só assim conseguiremos alterar nossos resultados, compreende?
Conclusão!
Em suma, compreender a importância da visão de mundo é fundamental para aperfeiçoarmos como nos relacionamos com o mundo.
Ao entender que cada indivíduo possui uma visão única e subjetiva, podemos adquirir mais empatia e respeito pelas diferenças, tornando o convívio em sociedade mais harmonioso.
Além disso, uma reflexão sobre nossas próprias crenças e perspectivas pode nos ajudar a ampliar nossos horizontes, enriquecer nossas experiências e aprimorar nossa visão de mundo, permitindo-nos viver uma vida mais plena e satisfatória.
Espero que tenha apreciado o artigo.
Um abraço,
Claudia Dias