contato@claudiacoach.com.br

Como o coaching pode ajudar na carreira de uma pessoa?

Como Coaching Contribui para Carreira
Voltar
Coaching para Carreira

Como o coaching pode ajudar na carreira de uma pessoa é, de fato, uma das principais dúvidas de quem recorre à solução. E, certamente é, hoje, um dos maiores dificultadores, pois gera incerteza sobre contratar ou não os serviços de um coach pessoal.

Embora a profissão do coach seja uma das que mais cresce no país, nem sempre todos os profissionais demonstram, com eficiência, quais os ganhos que o coachee (cliente) pode ter ao passar por um processo de coaching.

Aqui neste artigo, eu, Claudia Dias, Executive Coach, certificada pelo IBC Coaching e pela SBC Coaching, irei descrever como consigo ajudar meus clientes em suas carreiras. Espero que o texto seja esclarecedor.

Primeiro passo – Mapeamento de Perfil

O coaching pode ajudar na carreira de uma pessoa porque um dos primeiros passos do processo de coaching que desenvolvo é o de permitir ao meu cliente conhecer seu perfil comportamental. Esse conhecimento faz com que uma pessoa saiba quais são suas principais características comportamentais, as principais competências que têm desenvolvido.

A partir daí, essa pessoa tem melhor conhecimento a cerca de si mesmo. E esse conhecimento permite uma clareza muito grande a respeito de seus principais pontos fortes e das características e competências a serem desenvolvidas, neutralizadas ou eliminadas (chamamos isso de fraquezas ou pontos de melhoria).

Segundo Passo - Conhecimento de valores pessoais

Outra forma do coaching ajudar na carreira de uma pessoa é que passamos a entender, de forma muito clara, quais são os principais valores pessoais do cliente, quais são suas principais regras de conduta e os valores que guiam suas decisões, pois, quando tomamos decisões, nossos destinos são traçados. Para uma pessoa que está desenvolvendo sua carreira, esse quesito é muito importante, uma vez que, quando temos um conflito, muitas vezes são conflitos de valores. Entender como eles funcionam em nossas vidas é fundamental.

Terceiro Passo - Quais os principais dons, talentos e vocação

O coaching pode ajudar na carreira de uma pessoa quando a ajuda a identificar seus dons, seus talentos naturais, suas vocações. Todos nós, sem exceção, temos mais competências sobre determinadas questões de algumas áreas de nossas vidas que a maioria das pessoas com as quais convivemos. Mas, por ser algo que fazemos de forma tão natural, nem sempre paramos para analisar e nem sempre consideramos que isso é algo que devemos valorizar no momento da escolha de uma profissão, carreira ou atividade profissional. O coaching nos ajuda a ver esta questão com bastante atenção.

Quinto Passo – Qual é seu grande ‘Por quê?’

Depois que descobrimos ‘o quê?’, partimos para uma nova fase muito importante, que é a descoberta do ‘Por quê?’. Por que você faz o que faz? Por que isso te faz tão bem? Por que isso te motiva tanto?

Descobrir e revelar as respostas a essas questões é muito importante para que possamos entender nosso verdadeiro propósito de vida. Elas têm ver com a missão pessoal de cada ser, com aquilo que viemos fazer aqui e pelo qual sentimos nosso coração bater quando conseguimos realizar.

Sexto Passo – Como fazer?

Após todas estas etapas, atuamos, de fato, para descobrir de que maneira, de quais formas o cliente pode cumprir o que veio fazer aqui. De que forma irá cumprir sua missão, desempenhar sua atividade e realizar-se profissionalmente?

Sétimo passo – Planejamento de Carreira

Após toda a jornada vivenciada, o próximo passo é ajudar a pessoa a traçar um planejamento de sua carreira. É preciso definir os objetivos que se pretende alcançar de forma clara, assim como as metas para cada etapa e as ações necessárias para que cada meta seja concluída. Assim, o desenvolvimento de carreira acontecerá de forma equilibrada e alinhada aos princípios pessoais.

E por que este processo é tão importante? Por que eu não abro mão dele em minha atuação como coach?

Por que tenho visto muitas pessoas infelizes. Ao longo de minha jornada, descobri que o que mais torna as pessoas infelizes é que elas focam em COMO FAZER, esquecendo-se das outras reflexões extremamente fundamentais.

Sem esta estrutura, não sustentamos nossas decisões, e, com isso, fazemos escolhas vazias, sem propósito, e tomamos decisões frágeis.

Em minha trajetória como coach pessoal, tenho visto que, se não buscarmos profundamente passar por esta jornada evolutiva de autoconhecimento, nossas decisões não se sustentarão, causando, em pouco tempo, incertezas, inseguranças e desmotivação.

Por isso, acredito que o coaching pode ajudar na carreira de uma pessoa de forma substancial, permitindo que ela possa fazer uma escolha mais consciente e tomar uma decisão mais assertiva.

Se as informações acima fizeram sentido para você, e você entende que é IMPORTANTE desenvolver seu autoconhecimento, conheça nossos programas de coaching e treinamentos comportamentais. Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Claudia Dias

Topo
Como o Coaching contribui para as Empresas
contato@claudiacoach.com.br