Saiba como aquela simples imagem no seu blog pode fazer uma grande diferença e como fazer um bom conteúdo visual!
Se você tem algum contato frequente com a internet sabe que não são poucas imagens que circulam em blogs e redes sociais, isso passa despercebido pelo leitor, mas saiba que as imagens são uma das partes mais importantes do seu conteúdo na internet. Veja agora os impactos de uma boa imagem no seu conteúdo.
Motivos para sua imagem ser chamativa
Para que seu conteúdo seja consumido por alguém na internet, é necessário que ele se destaque na multidão. Esse destaque não é apenas com uma simples foto, visto que a maioria esmagadora dos conteúdos têm ao menos uma foto. Essa foto precisa ser chamativa e atrair cliques.
Engajamento
O engajamento é onde você vê se seu conteúdo está funcionando e atingindo seus objetivos pré-estabelecidos. Para que haja um bom engajamento é necessário aplicar técnicas sejam aplicadas no seu conteúdo em diversas partes dele, no caso vamos falar da imagem.
Como o engajamento é medido em números, começamos com a interferência na presença de uma imagem qualquer no seu conteúdo, pois qualquer conteúdo com uma imagem qualquer garante 37% mais curtidas que um conteúdo que dispõe apenas de texto, sem a presença de uma imagem.
A presença da imagem interfere muito no engajamento e na escolha do leitor, com este número de 37% dito acima, é vital a importância de uma imagem no seu conteúdo. A imagem é a primeira coisa a ser notada pelo leitor, antes mesmo do título, se a imagem for algo cativante e bem-feita, é muito provável que o leitor clique por uma curiosidade. As imagens podem despertar qualquer sentimento no leitor, assim como o texto, mas a diferença é que o texto é algo 100% interpretativo, a imagem basta nós olharmos para ela que iremos perceber o sentimento que ela nos traz, seja de felicidade, nostalgia, tristeza, pesar, ou qualquer outro sentimento, tudo depende do conteúdo da imagem.
Busca por imagem
Outro ponto muito importante que deve ser ressaltado é a interferência da imagem na recomendação que o Google dá ao seu conteúdo. A nova funcionalidade do maior site de busca do mundo é o que aumenta a importância da imagem, a “busca por imagem” é algo a ser levado a sério pelos criadores de conteúdo.
Fatores como a legenda da imagem, URL, contexto da imagem, o nome do arquivo de imagem usado no texto e o engajamento com a imagem são os principais pontos que o Google leva em consideração para recomendar ou não o seu conteúdo. Além das imagens, há outras métricas que o Google leva em consideração, a otimização de sites ajuda seu site a seguir essas métricas da plataforma.
Primeira impressão
Todos nós já ouvimos a expressão “A primeira impressão é a que fica marcada”, pois saiba que este ditado popular é verdadeiro e deve ser levado em consideração na hora da sua criação de conteúdo.
A imagem é o primeiro elemento que o leitor repara em um conteúdo, antes mesmo do seu título. Por esse motivo, a imagem é responsável pela primeira impressão que o leitor terá do seu conteúdo, é muito importante que essa impressão seja boa.
A primeira impressão é determinada pelo criador de conteúdo, levando em consideração o conteúdo que a imagem será vinculada, o site que será publicado o seu conteúdo, a informação contida no conteúdo e como você quer passar este conteúdo ao seu público.
Caso a sua imagem seja malfeita, inserida em um contexto errado, entre outros erros, você não cativará pessoas a clicarem no seu conteúdo. Até poderão clicar, mas certamente não será positivo para seu site, e isso pode gerar más opiniões sobre seu conteúdo nas redes sociais. Um exemplo é um texto noticiando um fato com uma visão mal interpretada, isso pode ser apenas um erro de interpretação, mas o público irá tratar como um ato de má fé, comprometendo o site que publicou este conteúdo.
Complemento informativo
As imagens podem ser apenas um chamariz para cliques, mas também podem ser usadas como um complemento informativo. Esta função é responsável por levar a informação ao leitor de uma maneira diferente, às vezes nós lemos textos e não entendemos a mensagem que o autor quis passar para nós, a imagem ajuda exatamente nessa interpretação, facilitando o entendimento por parte do leitor.
Imagens são muito usadas como complementos informativos em charges, textos humorísticos e notícias, pois direciona a interpretação do leitor exatamente para onde o autor deseja.
Experiência do leitor
Esta área é um campo mais abstrato e individual, mas é fato que um texto grande deva dispor de imagens ao longo do mesmo a fim de deixá-lo menos cansativo, ajudar na interpretação do que está escrito, entre outros atores.
Textos muito grandes com informações muito densas tendem a gerar cansaço na maioria dos leitores, para que isso seja evitado é recomendada a inserção de imagens ao longo dele, pois é difícil que o leitor se mantenha focado no seu texto com informações e notificações chegando a todo minuto no seu aparelho, ainda mais com um texto denso.
Como obter sucesso com as imagens?
Como já mencionado, as imagens devem ser chamativas para gerar engajamento, ditar o tom de interpretação que deve ser levado pelo leitor, entre outros fatores. Mas para que tudo isso seja obtido com sucesso, há determinadas recomendações que devem ser seguidas para a construção da imagem. É importante que você crie seu site e use as fotos nestes moldes desde o início.
Atração
A sua imagem é a primeira coisa que o leitor repara no seu conteúdo, com isso é importante que essa imagem seja chamativa e faça com que o leitor acesse seu conteúdo.
Conteúdos originais, impactantes, agradáveis e diferentes da maioria dos conteúdos disponíveis concorrentes são os principais pilares de uma imagem chamativa.
Identificação
Outro ponto importante que você deve levar em consideração é a identificação do seu site através da imagem, isso quer dizer que seu leitor deve lembrar sempre do seu site quando vê uma imagem nas suas publicações.
Isso é importante para que o leitor tenha confiança e intimidade com seu conteúdo, sabe que ele é bem-feito e marcante, tanto é que ele lembra do seu site e seus conteúdos de maneira mais fácil do que outros sites e conteúdo.
Relevância
A imagem não pode ser desconexa com o conteúdo da sua publicação, portanto é fundamental que a imagem que você escolheu para o seu conteúdo seja condizente com o que está escrito e com o que você quer passar para o leitor.
Caso a imagem esteja desconexa com o conteúdo da sua publicação, o leitor irá sair rápido do seu link, não irá recomendar seu site e ficará com a impressão de que seu site não produz um bom conteúdo, o que é extremamente ruim para seu site.
Qualidade
A imagem ao longo deste texto – é a primeira coisa a ser notada pelo leitor, portanto ela deve ter uma boa qualidade. Com uma imagem de alta qualidade o leitor irá ser mais receptivo ao conteúdo do link, terá uma boa impressão do seu site e poderá até recomendá-lo para outras pessoas, podendo atrair cada vez mais pessoas e leads para o seu site.
Direitos autorais
Um ponto que o Google está muito atento é o de direitos autorais. Vídeos com trechos musicais e imagens veiculadas sem adesão dos seus direitos são atitudes que a plataforma penaliza de maneira severa o criador de conteúdo.
Para evitar essas penalizações, procure sempre anexar imagens que tenham direitos de uso, uma alternativa para isso é o uso de banco de imagens. Os bancos de imagens garantem os direitos autorais para seus usuários, existem diversos bancos gratuitos e pagos, e são a melhor alternativa para que você não receba punições da plataforma nem processos judiciais.
Ilustração
É vital uma boa ilustração para que sua imagem tenha uma boa qualidade, mas este não é um trabalho tão simples de se fazer.
Você pode contratar um ilustrador, para que suas imagens estejam da maneira que você quer e não demandem seu tempo para que sejam produzidas. Essa é uma alternativa para quem não sabe fazer ilustração e dispõe de dinheiro para pagar um profissional da função e um programa de ilustração.
Outro caminho pode ser você mesmo fazer as ilustrações. Por ser uma atividade que demanda um tempo considerável, empresas costumam contratar ilustradores profissionais. Se não for seu caso, você pode aprender a fazer ilustrações e pagar um programa de ilustração bom, ou até mesmo usar um programa gratuito. O foco deve ser sempre a boa qualidade da imagem, e a ilustração não pode ser feita de qualquer maneira.
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