Saiba como fazer um bom conteúdo visual para suas redes sociais e seu site.
Atualmente todos usamos ao menos uma rede social, e todas elas fazem uso de fotos e vídeos, ou seja, conteúdos visuais. Estes contatos são importantíssimos para o engajamento nas publicações em redes sociais e sites, e o engajamento é vital para fazer “toda a máquina funcionar”. Através deles que a rede social ganha dinheiro, é através disso que os criadores de conteúdo conseguem vender anúncios e conseguirem continuar investindo para melhorar o próprio conteúdo, e assim por diante.
Dicas para criar um bom conteúdo visual
Consistência da marca
Para começar a criação de conteúdo, é vital que você saiba exatamente o que vai ser feito e como será feito, isso tem que ter relação com a estratégia de marketing da sua marca, pois assim os conteúdos irão relacionar as pessoas que consomem seu conteúdo para o seu site, ou pessoas que conheciam seu site passam a acompanhar as redes sociais para saberem as novidades. Por isso é importante sempre manter um padrão de cores, fontes e logo, para que sua marca seja sempre lembrada e identificada.
Fatores básicos para um bom conteúdo visual
Esses fatores básicos são justamente os que passam despercebidos muitas vezes justamente por serem básicos.
É importante deixar um pouco de espaço em branco nas imagens, também conhecido como “espaço negativo”. Imagens sem esse espaço negativo podem parecer confusas e difíceis de entender, podendo confundir o espectador e ele interpretar seu conteúdo mais como uma distração do que algo que deva ser levado em conta, como uma atração.
As imagens devem seguir fielmente os conceitos de branding, isso inclui o uso de cores complementares, que tendem a funcionar bem quando usadas na internet.
É importante dar uma atenção especial para a fonte que será selecionada, pois ela dita o tom que o espectador irá interpretar o que está sendo dito no seu conteúdo. Uma escolha errada da tipografia usada em seu conteúdo pode abrir margem para que o público interprete o que está escrito de maneira indesejada, podendo comprometer o seu objetivo com o conteúdo.
Tamanho de imagens
Como dito anteriormente, é vital que o tamanho das imagens seja correto, para que sejam evitados incômodos e más interpretações. Uma imagem bem feita, agradável e publicada no contexto correto é o ideal para que seu conteúdo não deixe a desejar.
Há muitas opções na internet de programas para edições de fotos, alguns são pagos, mas há boas alternativas gratuitas que oferecem um bom serviço.
Conteúdo completo
Com a quantidade exorbitante de conteúdos do mesmo nicho na internet, é importante que seu conteúdo se destaque na multidão e consiga atrair mais pessoas. Para que seu conteúdo seja diferenciado ele não pode ser feito de uma única maneira, ele precisa de novidades.
Novidades que impactem o seu público de maneira visual para que ele venha a consumir ainda mais o seu conteúdo. Imagens chamativas, infográficos, tabelas, vídeos, legendas chamativas e objetivas são algumas das alternativas para deixar seu conteúdo mais rico e completo.
Relação com um bom site com um bom conteúdo visual
Outra coisa importante para que seu conteúdo seja mais divulgado pelo próprio Google em seus resultados de pesquisa é a relação das redes sociais com um bom site.
Um bom site é definido pelo interesse do público (se o site é relevante), a forma como o site é feito (se é um site bonito e rápido), responsividade (site adaptável para qualquer tipo de aparelho), e o seguimento de outras métricas do padrão de otimização do Google.
Se seus conteúdos nas redes sociais carregam o link de um site, tenha certeza que este site é um site que o Google quer que seja visitado. Um site com boa apresentação, responsivo, boa qualidade e um conteúdo relevante são os principais pilares para que seu site possa vir a crescer com divulgação nas suas redes sociais e até mesmo pelo próprio Google.
Acessibilidade
Pense que seu conteúdo é capaz de atingir o maior número de pessoas , para que isso aconteça é ideal que seja acessível para todos.
A acessibilidade é um conjunto de ferramentas que possibilitam pessoas com necessidades especiais a consumirem seu conteúdo. Legendas em fotos, legendas em vídeos e textos alternativos em fotos ou vídeos são ferramentas que podem te ajudar a atingir este público que nem sempre é lembrado pelos criadores de conteúdo.
Além de dar uma acessibilidade para o seu público e poder atingir mais pessoas, as marcas tendem a patrocinar este tipo de conteúdo. Por ser uma prática que só atrai benefícios, faz com que o criador de conteúdo acessível tenha uma boa imagem perante ao público, e isso atrai o interesse de marcas para campanhas de marketing. Ou seja, além de poder trazer um público maior, é um atrativo para patrocinadores.
Ferramentas gratuitas
Como citado anteriormente, existem várias ferramentas e programas gratuitos para que você melhore o seu conteúdo. Editores de foto, editores de vídeo, criadores de designs, entre diversas outras ferramentas 100% gratuitas estão disponíveis na internet, para que você crie o melhor conteúdo sem gastar dinheiro com isso.
Criatividade
Quando falamos de rede social e internet nos vêm à cabeça pessoas e marcas que criam um conteúdo popular na internet, na maioria das vezes são criadores de um conteúdo iconoclasta, e essa é a sua principal característica.
Um conteúdo criativo não é necessariamente uma invenção de algo que ninguém descobriu, mas pode ser também a adaptação de se fazer um conteúdo popular. Muitas pessoas fazem um conteúdo de determinadas características, mas nós lembramos sempre de dois tipos: os que fazem com a melhor qualidade e os que fazem de uma maneira única.
Portanto, procure sempre ser criativo, pois isso pode vir a se tornar a sua principal característica, e talvez um dia as pessoas irão procurar seu conteúdo porque ninguém faz da sua maneira, mesmo que a qualidade não seja a melhor disponível.
Engajamento entre site e redes sociais
Como dito ao longo deste texto, é fundamental que você crie seu site de maneira caprichada e o divulgue em suas redes sociais. O conteúdo mais visto será o da rede social, pois é lá onde estão todas as pessoas e suas “bolhas” de informação. O seu conteúdo nas redes sociais deve ser muito bem feito e direcionado, pois assim ele poderá chegar até o seu público-alvo e dependendo das características do comportamento deste grupo na internet, seu conteúdo poderá ser muito engajado se “pegar” o público da maneira correta.
Com um conteúdo visual e um marketing de conteúdo muito bem feito em suas redes sociais, é o momento de aproveitar esse engajamento e trazer pessoas para o seu site, isso é feito com a inserção de links nas suas publicações nas redes sociais.
Por todas as pessoas estarem em ao menos uma rede social, você poderá atrair parte desse público para seu site e ter duas fontes de conteúdo: as redes sociais e o site.
Ambos tendo ligações, o site com links das redes sociais e vice-versa, com isso seu site poderá conseguir cada vez mais leads e crescer cada dia um pouco junto com suas redes sociais.
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Até o próxim artigo, confira outros temas que podem interessar.
Como criar um bom conteúdo visual?